atebrreve@gmail.com

Ok?

domingo, 1 de dezembro de 2013

GO ON (Parte I)

Fn

Anjos alarmados, demônios alarmistas trombeteiam-se na tênue divisa, entre o céu acima, a terra ao meio e o inferno um pouco abaixo. Esbarram-se na construção do mundo: terra-água-água-água-água-e-afinal-areia-lá-no-fundo. Contam-se nos dedos as cabeças pensantes. Caules, folhas, frutos, luas cheias, marés vazantes. Unicórnios livres, antílopes pintados. Na parede da caverna, o sol projeta sombras de corpos untados.
Passa o tempo, muda a terra, salvam-se alguns dos homens em guerra.
Gente nômade, à procura de um destino, um basta, uma tenda, um grito de liberdade que os prenda, na margem fofa que o rio corta. Ali descobrem, longe da arte, a fome viva, a natureza morta.
Roma não se fez num dia, mas um dia Roma se fez. Como um brinde aos novos séculos, mil Romas erguem-se imponentes. Santos falsificados espalham o medo e a mansidão na legião de crentes. Mas há um cheiro de revolta em cada pedra no caminho, nas mesas da estalagem, nas rédeas, nos chicotes, até no ar do pelourinho.
Banhos são raros e sangrentos. Idéias que eram luzes, de uma hora para outra perdem a voz, renegam, tripudiam, apagam espíritos, sufocam a dor, dominam as hordas, com ares desvairados. Marcham-se por elas, as idéias; matam-se por eles, os autores. Mas ninguém sabe explicar direito a quantas andam o mundo que foi feito.
Cresce o sentimento de que é possível alcançar o incompreensível.

Evidente a nostalgia da inocência que se foi.


(CONT.)

Seguidores

Arquivo do blog

Ahn...?

Minha foto
Filial do Eu, Liquidação de Neurônios, Churrascaria Almaminhadealcatra Dúvidas, críticas, reclamações, elogios? atebrreve@gmail.com