atebrreve@gmail.com

Ok?

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Córtex Frontal


Fn

Ananias me contou que há muito tempo aceitou um servicinho simples e bem pago, que terminou por se revelar o mais difícil de toda a sua vida. Contratado para matar um ourives, resolveu se candidatar a um emprego na joalheria de sua futura vítima, achando que no máximo em uma semana estaria com o plano perfeito e a outra metade da grana no bolso. Mas, com o passar dos dias, os dois tornam-se amigos. Ananias descobre que o ourives era um bom sujeito, só pesando contra ele o fato de ser amante da mulher do cara que contratara Ananias para o tal servicinho. Se colocasse os dois na balança das boas índoles, certamente o ourives sairia ganhando. Mas o que fazer? O que valia mais, sua amizade com o ourives ou a palavra empenhada com o mandante do crime? 
Na cabeça de Ananias matar não era um crime, e sim uma profissão como outra qualquer. Também possuía ele um caráter, princípios éticos, era sempre fiel a quem confiava em sua mira e pagava por ela. Passou o mês inteiro com essa contradição rondando sua cabeça. A dúvida, aquela que vai de dia e volta à noite, tem sempre a ver com o futuro, o duvidoso futuro. Sem medo de acusar a si mesmo de covardia, Ananias procurou o mandante e pediu que ele contratasse outro braço pago e o liberasse do servicinho, mas o sujeito recusa e pergunta se Ananias tornou-se amigo do canalha. Ananias tem vontade de responder: "Canalha é você, seu corno!", mas não diz nada.
Ananias resolve pedir ajuda a um amigo, ouvir outras ideias, porque as suas só desaguavam em mar revolto. 
Amigo de sicário pode ser qualquer pessoa, menos outro sicário, que um dia também poderá matá-lo. Procurar a vítima e contar o que se passava seria inconfidência, traição em outras palavras. Mas e se Ananias fizesse a ameaça chegar aos ouvidos do ourives através da mulher do mandante, aquela que, sabendo ou não, motivara todo o imbroglio?

Uma bela manhã de sol despertou Ananias com a notícia inesperada: uma denúncia anônima acusara o mandante de possuir em sua residência uma pequena fortuna em dólares, ouro e pedras preciosas de origem não declarada, possivelmente fruto de roubo, chantagem e outras ilicitudes ainda sob investigação. 
Ananias jurou de pés juntos que não tinha nada a ver com a denúncia. Colocava sua mão no fogo pela mulher do mandante, amante do ourives? Isto é algo que não passa pela cabeça de um matador de aluguel, ainda mais quando está ele prestes a abandonar a profissão para trocar de ofício e esquecer os fantasmas que o visitavam tarde da noite.
Ética é para todos, mas está longe de ser a mesma em quaisquer circunstâncias ao longo da história. Deus aceitou o sangue do cordeiro no tempo em que o sacrifício de animais ainda não era bruxaria, macumba de encruzilhada. Antes de julgar, pense. Use o córtex frontal.

Seguidores

Arquivo do blog

Ahn...?

Minha foto
Filial do Eu, Liquidação de Neurônios, Churrascaria Almaminhadealcatra Dúvidas, críticas, reclamações, elogios? atebrreve@gmail.com