Querida amiga Jocélia:
Escrevo-lhe esta carta para apresentar meus sinceros pedidos de desculpas pelo acontecido no sábado passado, embora o Andrezinho, seu marido, é que devia se desculpar comigo.
Quero esclarecer, Jô, que na primeira vez que vocês apareceram para o almoço e eu perguntei se você gostava de uma linguicinha, não tive a intenção de ofender ninguém. Embora você tivesse recém-conquistado o título de Miss Alvorada do Sul e merecesse mil elogios por todos os seus dotes, a linguicinha a que eu me referi era aquela que se come frita. No entanto, "frito", fui eu que quase fiquei depois que o Andrezinho avançou na minha direção, só por causa de uma inocente linguiça calabresa. Dizem que teu marido é louco e eu até que estou propenso a acreditar. Me tira uma dúvida, é verdade que ao chegar em casa naquele dia, Andrezinho te encheu de porrada pra você deixar de ser gostosa? Vê se pode uma coisa dessas...
Já neste último almoço, que seria de confraternização, o mal-entendido foi pior ainda. Não poderia jamais imaginar que o Andrezinho faria aquilo com você. Se tivesse maldade na minha pergunta, juro que nunca a teria proferido. Quando cheguei perto da sua pessoa e disse: "Vai uma língua, aí?", e você respondeu: "Uow, uow, uow... adoro língua", querida amiga Jô, não havia necessidade nem motivos para o teu marido subir a serra e, aos berros, dizer: "Ah, gosta? Só se for a língua dos outros, sua vaca!" Criou-se aquele clima desagradável, você ficou visivelmente constrangida e eu fiquei pensando: "Por que toda essa insegurança, meu deus?" Me refiro ao Andrezinho, é claro, um sujeito de dois metros e dez de altura por um e oitenta de largura, campeão de Jiu-Jitsu, e por quem eu tenho o maior apreço e consideração, sempre tive e sempre terei, of course.
Para encerrar, Jô, o principal motivo desta cartinha é convidá-la para um churrasco no sábado que vem e, como o corte de carne preferido de todos é a picanha, peço encarecidamente que você venha sozinha, pois nunca se sabe como Andrezinho reagirá na hora em que eu perguntar a você: "Jô, aceita experimentar a minha picanha na brasa?"
Aguardo ansioso por sua confirmação, Jô, a mais bela Miss Alvorada do Sul de todos os tempos.
Do seu desinteressado amigo,
Ricardo *
Pensamento do dia: "Mais vale correr o risco por um prazer do que correr do prazer por medo do risco"
* Desculpe qualquer coisa