atebrreve@gmail.com

Ok?

sábado, 14 de agosto de 2010

Razões

Logo percebemos que não seríamos iguais um ao outro, nem eu igual a ela, nem ela igual a mim. Nunca precisei dizer com todas as letras que jamais gostaria das mesmas bobagens que ela gostava, também nunca me disse que não pretendia entender o modo como eu me comportava diante das minúcias que preenchem a vida, tenho pra mim que isso, na verdade, sempre foi para ela a própria vida, as minúcias, a argamassa que assenta o piso e não apenas o rejunte que o finaliza. O fato, dizia ela, é que você, no caso eu mesmo, tem muito dos defeitos que julga encontrar nos outros. Foi o bastante para que eu começasse a enumerar os defeitos que julgara encontrar nela, mas ainda não os tinha declarado. A proximidade não conta?, perguntou, conta, respondi, principalmente para aguçar a sintonia fina na arte de descobrir farelos, migalhas talvez, que antes passavam quase imperceptíveis, mas também serve para atenuar certas circunstâncias?, retornou ela, desde que a tal lembrança da proximidade já não tenha ido também por água abaixo. Quer um exemplo? Sabe o que consegue com essa tática de contar as coisas nas entrelinhas, falar tudo pela metade, perguntou e ela mesma respondeu, consegue deixar todo mundo em dúvida sobre o que é verdade ou não, se aquilo é aquilo mesmo ou se foi mal-compreendido, enfim, completei como se estivesse ajudando, dando uma mãozinha aos seus pensamentos, enfim, de novo e de novo enfim, resta todo mundo sem saber o que de fato aconteceu, é isso? Vi sua cabeça balançar levemente, concordava afinal com alguma coisa que eu enfiava de contrabando em suas ideias emaranhadas. A raiva, dizia eu, quase nunca é dirigida ao que de fato a provoca, na maioria das vezes, descarregamos em qualquer coisa que nos incomoda naquele momento, mas a verdadeira razão da raiva ou da agressividade pode ser uma antiga frustração, uma insatisfação com a gente mesmo, só que eu nunca vi, ela argumentou, alguém ficar com raiva e esmurrar a própria cara na frente do espelho, tem, respondi, mas de fato não é comum. Os hiponcondríacos, pensei eu, aqueles que vivem inventando doenças e se queixando a todo momento, o que na verdade procuram é despertar a atenção de quem está próximo, é a tal da carência que vem lá de pequenininho, inconscientemente reproduzem o prazer que sentiam ao ouvir o adulto dizer, tá doentinho?, coitado, toma esse chocolate que você já melhora. Recompensar a dor, começa aí um longo ciclo escravizante. Mas a dor, tem quem goste de sentir, ao mesmo tempo em que reconhece no outro o regozijo da compaixão, que simula a dor pela dor, tudo fake, tudo fake... mas bem dentro aqui da gente. 

Seguidores

Arquivo do blog

Ahn...?

Minha foto
Filial do Eu, Liquidação de Neurônios, Churrascaria Almaminhadealcatra Dúvidas, críticas, reclamações, elogios? atebrreve@gmail.com